Aqui está o segredo de uma produção de conteúdo estratégica:
- Exercite seu autoconhecimento: procure saber bem no que você tem uma maior experiência, o que você faz de melhor e qual necessidade do mercado você pode atender. É importante ter um propósito bem definido para produzir conteúdo com estratégia. Para isso, é válido completar um IKIGAI, uma técnica de autoconhecimento profissional milenar. (Imagem ilustrativa depois desse texto.)
- Tenha, pelo menos, 3 referências que te inspiram e saiba da história dessas pessoas, como elas chegaram onde estão hoje?
- Defina o seu nicho, ou seja, o assunto principal para a sua produção de conteúdo.
- Prepare sua identidade visual: Use uma paleta de cores que tenha significados que combinem com a imagem que você quer transmitir e fontes que deixem os textos legíveis.
- Estruture sua marca pessoal para que as pessoas te conheçam bem, saibam dos seus bastidores e do que você faz. É importante ter uma marca humanizada (mostrando o que você faz no dia a dia, usando a sua autenticidade) para gerar conexão com as pessoas.
- Crie um conteúdo de valor que acrescente algo na vida das pessoas e ajude a solucionar alguma dor/problema para facilitar a vida delas com algo que você tem domínio.
- Saiba que o seu engajamento nas redes sociais depende das trocas feitas ali, e gera resultados quando seu conteúdo conversa com as pessoas. Você percebe a conexão quando respondem a suas postagens de maneira mais aprofundada e te mandam mensagens confiando que você pode resolver as dúvidas e dores, e agradecem quando seu conteúdo muda algo na vida delas.
- Tenha um posicionamento que seja verdadeiro com quem você é e com as causas que você acredita. É importante se posicionar para gerar conexão: estudos mostram que as pessoas compram mais de marcas que compartilham dos mesmos valores.
- Escolha seu público alvo, ou seja, com que pessoas você tem um maior interesse de se comunicar e que devem se interessar no seu conteúdo.
- Saiba que com organização e planejamento estratégico você pode produzir conteúdo em menos tempo.
Esses são os 10 pilares mais básicos e vou aprofundar em cada um deles para você dominar a produção de conteúdo estratégica. Te aguardo no próximo post !
Descubra seu IKIGAI:
Saiba mais:
https://blog.bettha.com/encontrar-seu-proposito-de-vida-ikigai/
Ikigai – a ferramenta para identificar sua missão de vida e propósito